quarta-feira, 28 de março de 2007



Continuando a falar do período Neolítico, agora numa época um pouco mais avançada, falarei de uma cidade que EU achei muito interessante. Apresentando uma série de curiosidades, a começar pelo seu nome CATAL HÜYÜK, que pode ser encontrado, em pesquisas em livros e pela internet, escrito com grafias diferentes.
Trata-se de uma cidade sem ruas, por isso a entrada e saída das casas se dava por um buraco no teto e a locomoção dos habitantes pelos pátios que haviam em cima das casas. Veja ao lado:



Para que as casas suportassem tal fato suas estruturas eram feitas de adobe e madeira com as paredes recobertas por gesso estuque. Estas eram como murais com desenhos de caça, figuras humanas em movimento (algo entre um dançarino e um caçador) e figuras em relevo.


Todas possuíam platibandas, lugar onde os mortos da família moradora eram enterrados e sobre o qual os vivos da mesma dormiam. Quando o último membro da família falecia esta casa era coberta de terra e outra era construída por cima para uma outra família.

A figura da mulher era muito respeitada, tendo maior importância dentro do grupo familiar do que a do homem. Durante escavações muitas esculturas, além de desenhos nas paredes, com formato de mulheres já foram encontradas. Por tais motivos acredita-se que havia algo como uma religião ritual em torno da figura feminina.

Existem especulações sobre o fatal de Catal ser uma cidade templo, de possuir algum tipo de religião chamanista e de adorar animais, pois muitas plantas alucinógenas já foram encontradas neste local.

Nenhum comentário: