terça-feira, 13 de março de 2007

Neolitico,
de 12000a.C. até 4000 a.C.
Este período também pode ser chamado de idade da pedra polida pois foi quando o homem começou a ter mais tempo livre e com isso começou a produzir objetos de cerâmica e pedra. Tal fato se deu graças a domesticação de animais e ao cultivo de gramíneas.
Começaram então a surgir a partir daí as comunidades fixas – aldeias e protocidades – e junto com elas o comércio, troca do excedente.


a figura acima mostra um exemplo de animal domesticado.

A protocidade de Gericó serve como um bom exemplo, surgiu como acentamento de rota de viagens comerciais, já que possuía uma fonte de água. Com o tempo passou a ser ataca e tal fato justifica a construção de muralhas ao seu redor (construídas com tijolo secado ao sol).
Apesar de ser uma característica do período neolítico Gericó ainda não fazia uso de cerâmicas.

Tinha suas habitações redondas, dentro das casas encontram-se muitos corpos enterrados apenas com a cabeça para fora com gesso na parte onde havia carne e conchas na área dos olhos, os chamados crânios gessados. Esta pode ter sido uma maneira encontrada pelas pessoas da cidade de manter a presença de quem se foi na casa. Aspectos claramente diferentes dos de nossa sociedade que se mostra muito setorizada, com a relação morto/vivo.

Nenhum comentário: